Carregando

Como a boa alimentação impacta na produtividade do trabalhador?

Publicado em: 21/07/2022 Autor/fonte: nProjetos
Como a boa alimentação impacta na produtividade do trabalhador?
Alimentação saudável é a chave para o bom rendimento no trabalho

Como a boa alimentação impacta na produtividade do trabalhador?

Saiba mais sobre os impactos positivos de uma boa alimentação e como isso pode ajudar você no seu trabalho!

 

Você deve estar pensando que o cuidado com a alimentação para se ter uma boa performance no trabalho se aplique apenas aos atletas, pois saiba que todos nós sofremos as influências de uma boa ou má alimentação, independente do seu ofício, a alimentação é parte importante para definir o seu rendimento.

 

A alimentação possui influência direta na produtividade dos funcionários e, por vezes, a necessidade de uma reeducação alimentar causa uma série de transtornos, como: indisposição, fadiga, má digestão, além de causar danos muito sérios à saúde mental e física.

 

Dentro do ambiente corporativo, a relação entre a alimentação saudável e o desempenho profissional é bem considerável — os reflexos são facilmente percebidos no desempenho e produtividade de um funcionário.

 

Qual é a relação entre uma alimentação saudável e o bom desempenho no trabalho?

 

A relação entre alimentação saudável e uma boa produtividade no trabalho já foi tema de estudos inclusive da Organização Internacional do Trabalho, atestando que uma alimentação inadequada no ambiente de trabalho pode reduzir até um quinto da produtividade e da eficiência dos funcionários.

 

Uma alimentação saudável e balanceada, com a possibilidade de um acompanhamento profissional de um nutricionista, é a base para manter nosso organismo e fornecer os nutrientes necessários para podermos realizar as atividades do nosso dia a dia com a maior eficiência possível.

 

Se o sistema digestivo estiver comprometido pela falta ou pelo excesso de nutrientes, outros sistemas do corpo humano sofrerão consequências, como a memória, o raciocínio e a concentração — processos cerebrais fundamentais para o desenvolvimento de qualquer atividade.

 

Podemos dizer que a alimentação pode ter responsabilidade pelo baixo rendimento de um profissional em diversas situações, sem considerar o tipo de atividade que ele exerce. Portanto, incentivar melhores hábitos alimentares é um investimento não só na saúde dos funcionários, mas também para os resultados da empresa.

 

Considerando os malefícios de uma má alimentação, como podemos imaginar essa equipe de trabalho? Inicialmente, podemos pensar que será uma equipe com a saúde mais, vulnerável e com baixo desempenho no seu ofício.

 

Claro que existem vários outros impactos que afetam diretamente o desempenho do funcionário, mas uma alimentação saudável pode trazer diversos benefícios para a empresa — dentre eles, o tão almejado aumento da produtividade.

 

Quais são os benefícios de uma alimentação saudável?

 

Uma refeição saudável e nutritiva pode trazer diversos benefícios para o ser humano, seja no ambiente de trabalho ou fora dele. Se alimentar bem é um verdadeiro investimento  — quando se trata de longevidade, vitalidade e disposição para exercer todas as atividades na vida, profissional e pessoal.

 

O ato de consumir verduras, legumes, carboidratos e proteínas, controlar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas pode ser um bom início para melhorar nesse sentido. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da alimentação saudável.

 

Melhoria no desempenho do trabalho

 

Aquela fadiga causada pela alimentação em excesso e gordurosa, que deixa a pessoa com o metabolismo lento, pode comprometer seriamente seu desempenho. Esse é um impacto notável quando um funcionário não se alimenta bem e é evidenciado por indicadores de produtividade.

 

Ao contrário, quando o funcionário se alimenta bem e de uma forma adequada, o desânimo após a refeição não será igual ao de uma alimentação pesada, e ele retoma as atividades com disposição e energia, o que fatalmente irá evidenciar o aumento no nível de entrega no serviço.

 

Maior qualidade de vida

 

O conjunto de fatores — sono, sistema imunológico, estresse, humor — que geralmente proporcionam qualidade de vida ao ser humano pode ser harmonizado por uma alimentação enriquecida e balanceada.

 

Uma alimentação equilibrada, com horários definidos e sintonizada com as necessidades de cada um, mantém o bom funcionamento do corpo e evita o desenvolvimento de doenças que possam vir com um período em que você está com uma baixa na imunidade para se alojar.

 

Por exemplo, a obesidade é uma grande preocupação na atualidade. Além de uma enorme oferta de alimentos gordurosos, as pessoas estão cada vez mais sedentárias, o que acaba prejudicando o bem-estar tanto físico quanto mental.

 

Portanto, o investimento em uma boa alimentação e o estímulo à adoção de melhores hábitos alimentares, é a garantia de uma equipe disposta e engajada, com maior desempenho e qualidade de vida.

 

Redução dos acidentes de trabalho

 

A alimentação inadequada torna o funcionário disperso e apático - portanto mais vulnerável a acidentes - e, em determinadas funções, a atenção é fundamental para evitar acidentes que trazem danos seríssimos ao profissional e à empresa.

 

Dessa forma, os acidentes de trabalho também podem ser evitados através de uma boa alimentação, que podem garantir que os colaboradores estejam mais dispostos e atentos aos riscos da sua atividade.

 

Melhor memória e concentração no serviço

 

Ao consumir nutrientes benéficos para o organismo, em quantidades certas, o funcionário tem a possibilidade de aumentar o nível de concentração e alcançar o sucesso nas suas atividades. Existem nutrientes, inclusive, que são favoráveis à melhora da concentração e da memória, por isso é importante que estes estejam incluídos no cardápio.

 

Como a empresa pode promover a adoção de uma dieta saudável para os seus colaboradores?

 

Além de incentivar o consumo de determinados alimentos saudáveis e promover uma conscientização geral dos colaboradores, uma forma eficiente de proporcionar uma mudança de hábitos alimentares é através da reeducação alimentar.

 

Com um programa de reeducação alimentar, os colaboradores serão orientados a adotar melhores práticas não só no ambiente corporativo, mas por toda a vida. O programa contempla o diagnóstico nutricional dos funcionários, a partir de uma análise completa e individual, além de orientações de um profissional nutricionista.

 

Tais orientações são repassadas conforme as necessidades do funcionário avaliado, partindo dos conceitos de grupos alimentares, como: energéticos (carboidratos), construtores (proteínas), reguladores (frutas e verduras) e energéticos extras (óleos, gorduras e açúcares).

 

Além de incentivar uma alimentação saudável, essas orientações perpetuam melhores hábitos, como a redução do consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Esses aspectos são fundamentais para completar a qualidade de vida e proporcionar mais saúde.

 

Dessa forma, o funcionário passa por um trabalho intenso e construtivo, onde ele aprende mais sobre alimentação e sobre seu próprio corpo, conscientiza-se e obtém o apoio necessário para modificar sua alimentação.







 

Posts Anteriores
  • Outubro / 2022 - 1 post
  • Agosto / 2022 - 1 post
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Abril / 2020 - 3 posts

Contatos

contato@chefbusiness.com.br

(11) 99234-9601

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 09h00 às 17h00

Endereço

Rua Fernando Arens, 1051

Vila Arens

Jundiaí - SP